Publicado por: dubner | 12/08/2009

Revista Que Conta Tudo Sobre Mauricio [2]

Como já tinha postado antes,vou continuar  com a entrevista com o Mauricio,tirada da revista Viva|s.

mauricio-de-souza

A Mônica já virou embaixadora da Unicef, do Turismo e, recentemente, da Cultura. Por que a dentuça foi a personagem que mais se destacou? A Mônica era uma personagem secundária, mas quando a criei, a campanha da emancipação feminina estava a todo vapor. Ela surgiu bravona, sem levar desaforos para casa, dando coelhadas. Na época, uma pesquisa constatou que as mulheres gostariam de ser a Mônica: Independente, forte e corajosa. Isso está acontecendo agora na Indonésia, o maior país muçulmano do mundo, onde acabei de renovar o contrato de sua revista. A criançada está abraçando essa ideia de independência que a personagem representa.”       

A Turma da Mônica Jovem foi lançada há um ano (Agosto de 2008), e hoje vende mais que a infantil. Qual foi o estopim para a turma crescer?“Fiquei estudando essa possibilidade durante anos. Até que um dia levei para meu filho, o Marcelinho, os meus gibis e os mangás do Naruto. Percebi que talvez ele quisesse ler o Naruto, mas ficou com receio de me ofender. É fatal, a criançada, de 10 a 12 anos, está nessa fase do mangá japonês. Se eles gostam de mangá, e gostam de Turma da Mônica, por que não juntar os dois?Era uma forma de não perder os leitores dessa faixa etária. A Turma Jovem também as crianças que se projetam nos personagens já crescidos, e os que querem saber o que aconteceu com os personagens de sua infância.”

Alguém mais está na infância com os dias contados? Eu quero ver se eu faço o Chico Bento crescer também. Mas não faria em mangá, faria um desenho clássico bem bonitinho. Estou negociando com a editora para ver se eles querem mais um sucesso.”

Você iniciou recentemente um projeto ambicioso de alfabetização na China. Como surgiu esse convite? “Fomos procurados durante uma feira em Bolonha, na Itália, e contratados pelo Governo da China para fazer um projeto educacional para 180 milhões de crianças, que recebem nosso conteúdo pela web. A Turma da Mônica foi escolhida, pois suas histórias não têm violência, consumismo, armas, monetarismo, mas têm os valores éticos que os chineses querem passar para as crianças. Eles até acharam que os personagens eram chineses, por causa dos olhos grandes, comum nos desenhos orientais.”

Há algum projeto similar no Brasil? Na próxima década, vou lutar com todas minhas forças pela educação. Meu maior objetivo é brigar contra o anafalbetismo. Por aqui, estou tentando emplacar um projeto educacional com filmes, como o extinto Vila Sésamo, para a alfabetização. Se não conseguir com o Governo, faço com a iniciativa privada.”

Algum de seus personagens é parecido com você? Dizem que me pareço com o Horácio, mas são os outros que dizem… Recebi o apelido de Maurácio”!


Responses

  1. legallllllll

  2. irado gostei

  3. A Turma da Mônica Jovem foi lançada há um ano (Agosto de 2008), e hoje vende mais que a infantil. Qual foi o estopim para a turma crescer?“Fiquei estudando essa possibilidade durante anos. Até que um dia levei para meu filho, o Marcelinho, os meus gibis e os mangás do Naruto. Percebi que talvez ele quisesse ler o Naruto, mas ficou com receio de me ofender. É fatal, a criançada, de 10 a 12 anos, está nessa fase do mangá japonês. Se eles gostam de mangá, e gostam de Turma da Mônica, por que não juntar os dois?Era uma forma de não perder os leitores dessa faixa etária. A Turma Jovem também as crianças que se projetam nos personagens já crescidos, e os que querem saber o que aconteceu com os personagens de sua infância.”? gente le a tmj 23 na pagina faa mauricio tem a mesma coisa


Deixe uma resposta

Categorias

